Situação de Aprendizagem

Situação de Aprendizagem 1
PROBLEMATIZAÇÕES
 Ser Humano e SaúdeSaúde: um direito da cidadania (7º ano/4º bim)
1 – Este tema é apresentado no 3º bimestre do 6º ano; no 4º bimestre do 7º; no 1ºbimestre do 8º ano e no 2º bimestre do 9º ano.
2 - Trabalhar as viroses sazonais que ocorrem na época das chuvas, como dengue e outras doenças infecto-contagiosas, como a gripe H1N1, conjuntivites e demais infecções virais.
3 - Identificar e explicar condições ambientais e climáticas que favorecem (ou dificultam) a disseminação de algumas doenças, com base na leitura de textos.
  - Ler e interpretar indicadores de saúde apresentados na forma de tabelas e gráficos simples
  - Propor ações para melhorar a qualidade de vida de uma determinada população, conhecidos os seus indicadores.
4. Propor aos alunos a construção de armadilhas de mosquitos transmissores da dengue.
Após a construção e colocação das armadilhas nas respectivas casas dos alunos, serão feitas as contagens de larvas depositadas por armadilhas por casa, que será estrapolada para o quarteirão.
Os dados serão colocados na lousa em forma de tabela e com La tabela os alunos farão a construção de gráficos com estes dados da tabela, afim de visualizar o nível do inseto por quarteirão/bairro com o aumento com o número de casos de dengue, baseado em dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde através dos boletins informativos (jornais, revistas e panfletos).
A partir de gráficos e tabelas, será feita uma mesa redonda, debatendo a relação da chuva, proliferação do mosquito e casos de dengue, a fim dos próprios alunos desenvolverem medidas profiláticas para o combate da virose (eliminação de criadouros de água parada, caixas d’água tampadas, evitar acúmulo de lixos).
ETAPAS DA APRENDIZAGEM
1. Sondagem:
Discutir com os alunos os conhecimentos prévios sobre o tema dengue, considerando a habilidade ser humano/saúde, através das seguintes perguntas:
a) Você sabe o que é dengue?
b) Conhece alguém que teve dengue?
c) Como se pega dengue?
d) Quais são os sintomas da dengue?
e) Você sabe o que é vetor da dengue?
f) Quais medidas para evitar a proliferação da dengue?
obs: no debate serão observados todos os casos trazidos pelos alunos
Tempo previsto: 1 aula (vai depender do andamento da turma)
2. Problematização:
Pedrinho tem 13 anos e estuda no 7ºano. Um dia, ele acordou com muita febre e fortes dores no corpo. Quando sua mãe o levou ao Pronto Socorro, foi constatado que ele estava com dengue. Ouvindo o médico dizer o que era dengue e como ele poderia ter se contaminado, Pedrinho olhou para mãe e disse:
“- Poxa mãe, acho que eu sou o único culpado por isso!”
A mãe respondeu:
“-Não pense assim filho! Não é sua culpa!”
Pedrinho respondeu:
“-O doutor disse que o mosquito pode ter posto seus ovos em vários lugares, até mesmo na água de chuva que ficou presa no
saquinho de biscoito que eu costumo comer e sempre jogar na rua. Então mãe, eu posso sim ter sido culpado por estar doente e até mesmo ter prejudicado outras pessoas. Agora mãe, eu prometo que a partir de agora, só jogarei o lixo no lixo!”
3.Contextualização:
- apresentar para os alunos os dados sobre os casos de dengue dentro do estado, da cidade e da região. Mostrar as tabelas e gráficos existentes.
- Correlacionar os dados do índice pluviométrico com os casos de dengue.
4. Busca de dados de forma diversificada
- Realização de oficina para a montagem das armadilhas.
- as armadilhas serão colocadas na casa dos alunos e no tempo de 15 a 20 dias, serão feitas as contagens de larvas nas armadilhas;
- Durante o período de coleta dos dados, serão apresentados vídeos sobre o ciclo de reprodução do mosquito Aedes aegypti e contaminação, sintomas e profilaxia (fonte: FIOCRUZ e Turma da Mônica).
- Os dados serão colocados na lousa em forma de tabela e a partir da tabela confeccionados gráficos com os dados da tabela, a fim de visualizar o nível de infestação do inseto por quarteirão/bairro juntamente com o aumento de número de casos de dengue.
- A partir dos dados obtidos pelos alunos serão realizados pelos próprios alunos, através de relatórios, a comparação com os dados de casos de dengue obtidos pelos boletins informativos da Secretaria Municipal de Saúde.



Situação de aprendizagem 2

Tema: Ser Humano e Saúde

Ambiente urbano, Saúde e Sustentabilidade. (Esse Conteúdo é abordado no 6º ano - 1º, 2º, 3º bimestres, 7º ano – 3º, 4º)


Sondagem:

Ampliação dos conceitos sobre Educação ambiental no ambiente urbano e a importância do saneamento básico para manutenção da saúde da população.


 Problematização

O estudo do ambiente urbano, que é modificado pelo homem, traz à tona, questões ambientais que de certa forma podem afetar o cotidiano do aluno. Sabemos que sempre haverá a necessidade de convivermos com o desenvolvimento do ambiente urbano que, na maioria das vezes não é auto-sustentável, o que traz a produção de resíduos domésticos, industriais, agrícolas e em alguns casos,  até provenientes de mineração. Esses mecanismos, de forma direta ou indireta trazem geração de empregos, aumento da renda familiar e propiciam a melhora da qualidade de vida das famílias.

Contudo, é necessário a preocupação com o destino do lixo, ocupação desordenada do espaço urbano, incluindo as áreas de preservação como manguezais, encostas; desmatamento, o que pode gerar enchentes e proliferação de agentes causadores de doenças que usam a água como vetor de transmissão (dengue, cólera, hepatite, esquistossomose e outras). Todos devem ter uma preocupação real com saneamento básico (tratamento de água e esgoto, eliminação de poluentes no solo na água e na atmosfera).

Essas ações devem ser tomadas não apenas por órgãos governamentais ou industriais, a população tem sua parcela de responsabilidade no cumprimento das leis ambientais e na preocupação com a manutenção do ambiente saudável para as futuras gerações.


Habilidades:

·     - Ler e interpretar textos explicativos sobre a história da cidades, mapas e tabelas.

Pesquisar a origem e forma de tratamento da água e do esgoto da cidade.

Reconhecer a importância do saneamento do saneamento básico e sua relação com a        prevenção e promoção da saúde.

Entrevistar moradores antigos para saber se o desenvolvimento da cidade ocorreu de forma  lenta ou rápida e quais motivos levaram à esse crescimento.
  (Saber se havia trabalho para todos, escolas, hospitais, saneamento básico, etc.)

    - Produção de um mural com fotos indicando as áreas de risco existentes na cidade e áreas preservadas.

Redigir em grupo, um texto comercial para um jornal ou rádio da cidade explicando como a população deve proceder para que haja redução de seus resíduos, reutilização e reciclagem de materiais e indicando os impactos positivos que essas atitudes poderão trazer na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida. 

- Saber reconhecer seus deveres e reivindicar seus direitos, e o de todos, por uma vida plena, num ambiente cuidado e saudável, exercendo sua cidadania.




Os sete saberes necessários à educação do Futuro












6 comentários:

  1. Gostaria de parabenizá-los pelo blog.

    Cordialmente,

    Sérgio Silva (tutor)

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    1. Tutor Sérgio, obrigada pela sua atenção!

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    2. Obrigada Tutor Sérgio pelo incentivo e comentário! Adileia

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Olá Tania, a Situação de Aprendizagem está excelente, obrigada pelo seu maravilhosos apoio neste nosso grupo ! Um Abraço ! Adileia

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    1. Somos uma equipe. Pode contar comigo sempre! Abraço a todos!

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